O ministro Dias Toffolicomo sacar dinheiro da conta demo fortune tiger, do STF (Supremo Tribunal Federal), suspendeu nesta quinta-feira (13) o julgamento sobre a esterilização voluntária. O caso discute as condições para que homens e mulheres possam fazer cirurgias de vasectomias e laqueaduras no país.
Os pedidos de vista devem ser devolvidos ao colegiado em até 90 dias. Caso contrário, eles ficarão automaticamente liberados para a continuação do julgamento.
O plenário retomou o julgamento do caso na quarta (12), com o voto de Cristiano Zanin, e deu continuidade nesta quinta. Até o momento o placar está em 4 votos contra 3.
Votaram para fixar que pessoas com mais de 18 anos possam fazer procedimento de esterilização voluntária, independentemente da quantidade de filhos, o relator, ministro Kassio Nunes Marques, e os ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin, Luiz Edson Fachin.
Eles entendem que pessoas com mais de 18 anos têm direitos e deveres legais e, portanto, podem decidir se submeter à cirurgia.
André Mendonça abriu divergência para manter as regras atuais. Ele foi acompanhado por Alexandre de Moraes e Luiz Fux.
A corrente divergente argumentou que o legislador pode definir critérios diferentes da capacidade civil plena, definida aos 18 anos, especialmente um procedimento irreversibilidade.
jogo tigreNesta sessão, Kassio Nunes Marques reajustou o voto dado para aderir à proposta de Zanin. De início, o relator mantinha o texto legal para o intervalo dos 18 aos 21 anos. Ou seja, nessas casos deveria ser exigido dois filhos vivos para a autorização do procedimento.
Hoje, qualquer pessoa com 21 anos de idade (independentemente do número de filhos) ou que tenha pelo menos dois filhos pode fazer o procedimento. Para isso, precisará, no entanto, aguardar ao menos 60 dias entre o pedido e a cirurgia.
O trecho que fala da necessidade de ter dois filhos vivos é um ponto alternativo ao da idade mínima. Ou seja, se uma pessoa tiver dois filhos vivos aos 19 anos, está apta à esterilização.
Embora também dirigida aos homens, a regra anterior, de 1996, era especialmente criticada no que diz respeito aos direitos reprodutivos das mulheres. A norma ditava que, em relações conjugais, cirurgias de esterilização só poderiam ser feitas com o consentimento do cônjuge.
O tema chegou ao Supremo em 2018 por meio de uma ação do PSB contra trechos da Lei do Planejamento Familiar sobre condições como idade superior a 25 anos ou dois filhos vivos e autorização expressa de ambos os cônjuges para a esterilização voluntária.
A legenda defende que não cabe ao Estado interferir no planejamento familiar. O PSB pede a retirada da obrigatoriedade de descendentes e a redução da idade mínima para 18 anos.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
benefício do assinante
Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.
benefício do assinante
Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.
Já é assinante? Faça seu login ASSINE A FOLHARecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
jogo fortune tiger sua assinatura vale muitoMais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS Veja outros artigos desse blog Envie sua notícia Erramos? Endereço da página https://www1.folha.uol.com.br/blogs/brasilia-hoje/2025/03/stf-suspende-julgamento-sobre-vasectomia-e-laqueadura-apos-pedido-de-vista.shtml Comentários Termos e condições Todos os comentários Comente Comentar é exclusividade para assinantes. Assine a Folha por R$ 1,90 no 1º mês notícias da folha no seu emailRecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Cassino online—A maior cotação do mundo. Saque mais rápido do Brasil. Variedade de...Planalto estimou aumento nesses gastos considerando apenas a correção do INPC e salário mínimo, sem levar em conta aumento observado em 2024
13.mar.2025 às 23h00Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
jogo tigrinho Mudança no foro especial amplia atribuição do STF em julgamentos de políticos; entendaSupremo estendeu competência para julgar crimes de acusados com prerrogativa mesmo após renúncia ou perda de mandato
14.mar.2025 à 0h02Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Petistas apostam em distensão no partido após intervenção de Lula, mas não há acordo sobre sucessãoEm conversas, o presidente definiu a reunião em que ouviu críticas ao nome por ele apoiado como emboscada e reclamou com organizadores
14.mar.2025 às 4h01 jogo do fortune tigerCopyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.
Modal 500O jornalnbsp;Folha de S.Paulonbsp;(1921 - 2025)nbsp;eacute; publicado pela Empresa Folha da Manhatilde; S.A. CNPJ: 60.579.703/0001-48
NEWSLETTERCadastro realizado com sucesso!
jogo do tigre OkPor favor, tente mais tarde!
OkPowered by tigrinho fortune @2013-2022 mapa RSS mapa HTML
Copyright Powered by365站群 © 2013-2024